Imagem: 

O copyright teve uma longa história desde seu surgimento. O monopólio sobre copyright foi um grande embate durante um longo período, envolvendo editoras, autores e leitores em seu centro de discussão e todo o lucro que fazia parte desse processo.
O acesso ao conhecimento era um assunto que rondava esses debates, tais quais traziam como justificativa que sem os direitos de copyright, tanto editoras como,  principalmente os autores, não ganhariam por aquilo que produziam e quem nem todos poderiam ter acesso a esses materiais disponibilizados. Isso fazia com que a informação e conhecimento  não fossem transmitidos à toda a população, mas somente àqueles que possuíam poder aquisitivo para ter acesso aos livros publicados.
Apesar da censura que houve durante todo esse processo, nos momentos tais quais editoras se juntavam com  pessoas com interesses em comum, como por exemplo a igreja católica - como ocorreu em alguns momentos iniciais da história do copyright, para censurar aquilo que ia contra suas ideologias - hoje em dia o copyright teve muitas evoluções em relação a isto, porém, ainda falta muito para alcançar a real liberdade dessa censura de todos aqueles autores que desejam passar adiante seu conhecimento e opiniões.
 Mesmo com todos os problemas envolvidos e todas as tentativas históricas ao longo dos anos de impedir esse compartilhamento de informação, essa ação continua sendo realizada, espalhando a cultura através de materiais editoriais e levando-os à domínio público. Basta esperarmos o dia em que a relação de lucro entre autor, editor e leitor seja realizada de uma forma mais justa e ideal e essa luta entre esses que deveriam estar trabalhando juntos à caminho do mesmo objetivo (compartilhamento de informação) chegue ao fim.

por Fernanda Rodrigues Neto